top of page

8 fatos importantes antes de fazer clareamento dental


Um sorriso bonito e branco é importante para muitas pessoas, mas a exposição a diferentes alimentos irá gradualmente manchar seus dentes ao longo do tempo. Há muitos alimentos que podem afetar a cor dos dentes, incluindo café, tabagismo, refrigerante e vinho. No entanto, é possível restaurar a brancura natural dos dentes com o clareamento dental.

Existem muitos produtos e soluções para clareamento dos dentes no mercado, junto de muita desinformação sobre os métodos e sua eficácia. O clareamento dental é muito mais complexo e sério do que aparenta ser, portanto deve ser realizado por um profissional cirurgião-dentista.

Se você está pensando em clarear seus dentes, aqui estão mais 8 fatos que você precisa saber antes de se submeter ao tratamento:

1. OS DENTES POSSUEM POROS

Acreditem ou não, mas os dentes possuem poros. Os poros absorvem a cor de alimentos como café e refrigerantes, ocasionando manchas permanentes nos dentes. Os dentes irão manchando progressivamente e cada vez mais profundo. A única maneira de se livrar dessas manchas é realizando o processo de clareamento profissional, tanto no consultório quanto o que é realizado em casa.

2. O CLAREAMENTO DENTAL NÃO DANIFICA SEUS DENTES, DESDE QUE SEJA REALIZADO POR PROFISSIONAIS

O clareamento dental é um processo muito seguro se for feito por um cirurgião-dentista. O dentista irá te orientar, explicar os passos e as precações durante o procedimento, como também, após o termino das seções. Existem concentrações e diversos tipos de clareadores que são prescritos conforme a necessidade de cada paciente.

Somente o cirurgião-dentista está apto a adquirir os produtos para clareamento profissionais, aprovados pelos órgãos de regulamentação da saúde. Qualquer compra, venda ou indicação é considerado infração grave. O uso indiscriminado, ou sem indicação/prescrição pode ocasionar danos irreversíveis aos dentes.

3. AUMENTO DA SENSIBILIDADE DOS DENTES

Após o procedimento de clareamento, seus dentes ficarão mais sensíveis temporariamente. Esta sensibilidade permanecerá entre 24-48 horas devido à desidratação do dente. Bochechos medicamentosos serão prescritos para a redução dos sintomas. Após terminado o tratamento, a sensibilidade é reduzida como antes em alguns dias. Muitos pacientes não apresentam sensibilidade devido as formulas dos produtos mais modernos, para uso em consultório. O clareamento caseiro não oferece essa tecnologia.

4. COMO OS CREMES DENTAIS CLAREADORES FUNCIONAM

Os cremes dentais com ingredientes que branqueiam, funcionam até certo limite. Conseguem isso removendo manchas na superfície de seus dentes usando abrasivos que lustram/poli os dentes ou usando produtos químicos dissolvem sujeiras impregnadas. O creme dental deve ser usado entre duas e seis semanas, duas vezes por dia, para começar a surgir os resultados. Alguns cremes usam um pigmento azul, chamado de covarina. Este produto químico cria um filme fino em seu dente que altera sua aparência e cria a impressão de dentes mais brancos, mas só permanece durante alguns minutos.

É importante informar que não existe creme dental, comprado em drogarias ou supermercados, que seja capaz e eliminar manchas profundas, clareando de fato, os dentes.

5. TRATAMENTOS COM LUZ UV, OU LASER, NÃO SÃO PARA SEMPRE

Os tratamentos com luz UV, ou laser, utilizados durante o tratamento de clareamento, causam a aceleração da reação do gel de clareamento. No entanto, o processo de clareamento não é permanente e várias sessões são necessárias para alcançar o efeito desejado.

O cirurgião-dentista não conseguirá afirmar qual será a cor ou “prometer” um resultado. O resultado do clareamento é influenciado por diversos fatores, biológicos e aos hábitos dos pacientes, que serão vistos conforme o avanço das seções.

6. PARA UM ÓTIMO RESULTADO É PRECISO PACIÊNCIA

O clareamento pode levar de alguns dias, ou até mesmo meses para que os resultados apareçam. Isto é devido ao tempo que leva o agente de clareamento a penetrar no dente e remover manchas. As manchas mais profundamente embutidas levam mais tempo para remover.

7. COROAS E PRÓTESES NÃO CLAREIAM!

Os clareamentos não funcionam em próteses, ou coroas em qualquer material à não ser dentes de verdade. Para reduzir ou branquear um dente artificial é necessário refazer polir, dar acabamento, ou até mesmo refazer o elemento. Pergunte ao seu dentista sobre as opções em prótese.

8. O CLAREAMENTO REMOVE AS MANCHAS E PODE CHEGAR AO NATURAL

O clareamento de dentes remove as manchas acumuladas ao longo do tempo para restaurar a cor natural dos dentes. Isso não tornará os dentes mais brancos do que a sua cor natural original.

Pergunte ao cirurgião-dentista sobre opções viáveis para o seu tratamento. Para saber mais sobre os métodos apresentados, entre em contato com a Dra. Annelisa Kozan - Cirurgiã Dentista - CROSP 109207, através do (11) 4216-4293 ou mande uma mensagem no WhatsApp (11) 95341-6344.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page